Quando um problema surge no ambiente de trabalho, o que você faz? Busca maneiras de resolver ou se esquiva? Saiba que a resolução de problemas é uma das características de um profissional de sucesso. Dessa forma, aqui você vai aprender a como desenvolver a sua capacidade de vencer os problemas do trabalho. Se quer saber mais, continue conosco e veja como se tornar um profissional com mindset solucionador.
A importância da Resolução de Problemas
Ter desenvolvida a capacidade de resolução de problemas é uma das formas que fazem com que um profissional se destaque no trabalho.
Isso pois, as empresas estão em constante transformação e um profissional com essa habilidade sabe se manter resiliente frente as mudanças.
Nesse sentido, existem diversas maneiras de desenvolver a resolução de problemas. No entanto, para que elas funcionem, você precisa entender que os obstáculos que surgem são passageiros.
Por isso, a primeira mudança que precisa ocorrer para que você aplique a resolução de problemas no ambiente corporativo é a mudança mental. Sem isso, vai ser difícil olhar para esses desafios de forma otimista.
Dessa forma, é importante entender que a capacidade de solucionar problemas é uma consequência de algo maior: o desenvolvimento das soft skills. Essas habilidades comportamentais são a base da resolução da resolução de problemas.
Através das Soft Skills, você verá como resolver um problema do dia a dia de trabalho se tornará mais fácil. Assim, que tal conferir a próxima seção e aprender como a inteligência emocional está ligada à resolução de problemas?
Resolução de Problemas e Inteligência Emocional
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas sem desenvolver a Inteligência Emocional é algo que pode te prejudicar. Isso pois, vencer os desafios impostos pelo trabalho requer disciplina e otimismo.
Por sua vez, essas duas características têm origem na inteligência emocional. Sem elas, você será aquele profissional que está sempre reclamando ao ter que solucionar um problema.
Nesse sentido, reclamar demonstra que você não está preparado para lidar com desafios maiores. Isso pode te impedir de alcançar novas oportunidades e, portanto, te deixar estagnado profissionalmente.
Dessa forma, sempre que um problema surgir, observe seu pensamento. O que você poderia fazer para mudar seu mindset? Comece acreditando que um problema é uma oportunidade de se destacar.
Para isso, trace estratégias para burlar os pensamentos negativos que surgirem. Em seguida, pense em como pode aplicar a resolução de problemas nesse momento.
Assim, trace maneiras de mudar as suas atitudes frente as adversidades.
Uma boa forma de fazer isso é estimular a soft skill que veremos no próximo passo. Ficou curioso? Confira a próxima seção.
Resolução de Problemas e Pensamento Crítico
Um dos maiores erros que surgem quando se quer colocar em prática a resolução problemas é pensar primeiro em uma solução. Isso pois, a solução é o último passo desse processo.
Desse modo, não tente atacar os problemas com soluções que não vão sanar os estragos que eles podem gerar. Antes de partir para a solução, existem outras etapas que você precisa passar. Todas elas estão ligadas ao Pensamento Crítico.
Nesse sentido, inicie a resolução de problemas questionando a origem desse desafio. Se pergunte os motivos que fizeram com que isso acontecesse e tenha uma atitude investigativa frente a essa adversidade.
Isso pois, fazer as perguntas certas é estimular o pensamento crítico na resolução de problemas. Não subestime o poder dos seus questionamentos, pois são eles que vão te orientar rumo a solução.
Em seguida, encontre a causa raiz desse problema. Fazer esse tipo de analise requer estar atento a todos os sinais que as perguntas te deram. Por isso, aprofunde nas causas de todas as perguntas que você levantou.
Após encontrar todas as origens do problema, observe quais são os mais relevantes. Faça isso de modo a priorizar as causas que mais impactaram para que o problema acontecesse.
Dessa forma, que tal conferir um vídeo em que falo mais sobre como resolver problemas? Nele, te explico um erro que muitos profissionais cometem no início da carreira.
Nesse sentido, no próximo tópico você vai ver como usar a criatividade na resolução de problemas.
Resolução de Problemas e Criatividade
Criatividade, assim como resolução de problemas, é algo que pode ser desenvolvido. Por isso, não acredite no mito de que você já nasce com essa soft skill.
Pelo contrário, ela é fruto de muita análise. Nessa linha, sempre que um novo problema surgir, avalie se você já resolveu algo parecido. Isso faz com que você poupe tempo e evita retrabalho.
Outro ponto importante é buscar soluções já desenvolvidas na empresa e adaptar algumas delas ao que você precisa. Assim, se você acredita que criatividade é desenvolver sempre algo novo, está enganado.
O real sentido da criatividade é encontrar soluções já elaboradas para outros problemas que podem ser aplicáveis ao seu desafio.
Dessa forma, esteja por dentro do que tem acontecido na empresa. Isso vai te ajudar a lembrar de iniciativas já implementadas que podem sanar o desafio que você está enfrentando.
Atrelado a isso, use ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do processo de resolução de problemas. Isso está muito ligado ao próximo passo. Que tal conferir?
Ferramentas para resolver problemas no trabalho
Uma das ferramentas mais conhecidas quando se quer aplicar a resolução de problemas na equipe é o brainstorming. Nele, os participantes dão várias ideias para solucionar o que foi apresentado a eles.
Dessa forma, é muito utilizado em momentos que um grupo é solicitado a encontrar uma maneira de vencer um desafio. Assim, quando usado em conjunto com o Ishikawa, pode ser ainda melhor.
Por sua vez, o Diagrama de Ishikawa é um método que funciona bem quando se quer encontrar a causa raiz de uma adversidade. Isso pois, por meio de perguntas, essa ferramenta te auxilia a encontrar a origem do problema.
Nesse sentido, a terceira ferramenta presente nesse artigo é o Design Sprint. Se você ainda não conhece, ele é um método criado por dois designers do Google para testar e aplicar novas ideias. Se aprofundar no funcionamento dessa ferramenta pode te auxiliar bastante.
No entanto, de nada adianta ter mãos todas essas ferramentas se você não tiver desenvolvido a comunicação e o networking.
Isso pois, na maioria dos casos você vai precisar conversar com profissionais de outras áreas para solucionar os problemas. Por isso, ter uma boa rede de contatos e uma comunicação efetiva com esses colegas de trabalho vai te ajudar a convencê-los.
Assim, mais importante que as ferramentas é o profissional que as controla. Dessa forma, é hora de entender como estimular sua capacidade de resolução de problemas.
Como estimular a sua capacidade de resolver problemas
Se manter motivado frente aos desafios é algo muito importante quando se quer desenvolver a resolução de problemas. Isso pois, um ponto que poucos falam é que essa habilidade demanda resiliência.
Nesse contexto, o estimulo em buscar soluções deve estar ligado ao problema e não a resolução em si. Digo isso porque, ao se deparar com um desafio, muitos profissionais ficam ansiosos para encontrar uma solução rápida.
Agir dessa maneira pode prejudicar o seu pensamento crítico e fazer com que você desenvolva uma solução muito rasa. Assim, para estimular a resolução de problemas, tenha uma mentalidade questionadora.
Além disso, se você é daqueles que vivem fugindo de problemas, não cometa mais esse erro. Uma das características de um profissional de sucesso é conviver com o caos, algo que você só consegue na prática.
Por isso, tão importante quanto buscar soluções é estimular a capacidade de conviver com eles por um tempo. Nenhum problema é solucionado assim que surge, ele demanda tempo e inteligência emocional.
Desse modo, no próximo passo você vai ver os maiores erros que um profissional pode cometer ao desenvolver a resolução de problemas.
Resolução de Problemas: os maiores erros
Um dos piores erros que um profissional comete quando quer desenvolver a resolução de problemas é a ansiedade. Isso pois, quer tanto mostrar que consegue resolver de forma rápida o desafio proposto, que se esquece que solucionar requer reflexão.
Esse erro desencadeia outro: propor uma solução qualquer. Saiba que, ao fazer isso você será visto como um profissional desinteressado. Para não passar essa imagem, não tente resolver as coisas com imediatismo.
Há também aqueles profissionais que têm medo de propor ideias solucionadoras. Se você é um deles, é preciso romper essa barreira do medo se quer crescer profissionalmente.
Isso pois, ter medo de falar vai te deixar cada vez mais inibido frente a resolução de problemas. Esses tipos de postura vão te impedir de crescer na empresa.
Assim, se quer saber mais sobre quais são as atitudes que atrasam seu crescimento profissional, confira o vídeo abaixo. Nele, você vai ver tudo que não deve fazer se quer subir de cargo de forma rápida:
Vou deixar aqui também a recomendação para o meu Quiz de Carreira. Através das suas respostas, te dou uma orientação personalizada se você está no caminho para ser promovido ou se corre riscos de ficar estagnado.
Clique aqui para se inscrever e receber acesso ao Quiz.
Até a próxima!
Abraços,
Mateus Boaventura