Saber estruturar o seu discurso, de modo que todos se concentrem no que está sendo dito é essencial no ambiente de trabalho. No entanto, poucos sabem como fazer isso. Se esse é o seu caso, continue aqui e verá como o Storytelling pode melhorar a sua comunicação. Através dele, você será capaz de chamar a atenção de todos a sua volta, se tornando um ótimo comunicador. É hora de começar a leitura.
O que é Storytelling?
Contar histórias que convençam as pessoas a tomar a linha de ação desejada. Isso é o Storytelling, uma habilidade que pode te ajudar em apresentações e principalmente em uma comunicação mais assertiva no seu dia-a-dia do trabalho.
Dessa forma, você já pensou em quantas vezes tentou comunicar sua ideia, mas não convenceu os colegas de que ela valia à pena. O que poderia ter feito diferente?
Além disso, já reparou que, em algumas reuniões, poucos prestam atenção no que está sendo dito. Será que o problema está na forma como a apresentação está sendo feita?
Nesse sentido, reflita sobre alguns momentos em que viu que a ideia de um colega era boa, mas não foi desenvolvida. Como estava a comunicação dele?
Saiba que todas essas situações poderiam ter desfechos diferentes se o Storytelling fosse utilizado. Isso pois, ao entender como essa habilidade funciona, você será capaz de influenciar os outros através da sua comunicação.
Se quer aprender como fazer isso, no próximo passo vamos aprofundar no assunto.
Como o Storytelling funciona?
Uma das formas mais certeiras de melhorar a sua comunicação é entender como o Storytelling funciona. Por isso, sempre que for fazer uma apresentação no trabalho, tenha em mente alguns fatores.
O primeiro fator é que, escrever no slide tudo que você vai dizer torna a sua apresentação cansativa. Por isso, trace uma linha de raciocínio que vai orientar os colegas a um melhor entendimento.
Nesse sentido, pense no passo a passo da sua comunicação. Avalie se a forma com que a informação será dita está guiando as pessoas rumo ao objetivo: convencer.
Além disso, observe quem vai assistir a sua apresentação. Isso vai te ajudar a ser mais objetivo, pois nem sempre um Diretor tem muito tempo disponível.
Ao ter clareza sobre todos esses pontos, você vai alinhar toda a sua comunicação de forma eficaz, sem ser prolixo.
Tenha em mente também que precisa ter os dados mais importantes fixados em mente. Isso pois, ao ser questionado sobre uma informação, você vai sanar dúvidas de forma rápida e demonstrará segurança no que está sendo dito.
Dessa forma, que tal ler o próximo passo e ver como estruturar a sua apresentação utilizando o Storytelling?
Storytelling: como fazer uma boa apresentação?
Montar uma boa apresentação requer demonstrar argumentos. Por isso, muitos profissionais acreditam que encher o slide de dados vai ajudar.
Nesse sentido, o slide não precisa ter todas as informações disponíveis. Pelo contrário, quem precisa disso é você. Você precisa ter os dados na ponta da língua para saber contra argumentar.
Dessa forma, suponha que você vai fazer uma apresentação sobre um novo canal de venda para um produto. Comece dando uma visão geral do que será dito, isso vai ajudar o público a se contextualizar dos fatos.
Em seguida, explique os motivos que te levaram a acreditar que esse novo canal de venda é viável. Argumente usando dados, fazendo as pessoas entenderem porque esse canal de vendas é melhor que os outros.
Assim, apresente como você conseguirá implementar esse novo canal: quem será impactado? Em quanto tempo isso se tornará possível? Existe estimativa de retorno financeiro?
Tenha em mente que, seus slides precisam saber contar toda essa história e argumentar a seu favor. Por isso, no artigo “Como fazer slides: 7 dicas essenciais para melhorar suas apresentações” te mostro mais informações sobre como montar uma boa apresentação.
Dessa forma, se quer conferir mais sobre esse assunto, que tal ver o vídeo abaixo. Nele, te conto os 3 pilares de um Storytelling Magnético:
Feito isso, é hora de mais um passo rumo a um ótimo Storytelling: a Comunicação.
Storytelling: como melhorar a Comunicação?
Desenvolver a forma como você se comunica é importante para influenciar os outros a fazerem algo. Nesse sentido, o Storytelling te ajuda a ter uma comunicação mais assertiva.
Isso pois, à medida que se acostumar a fazer apresentações utilizando essa habilidade, verá uma melhora na comunicação do dia a dia.
Por isso, quanto mais pratica melhor. Sempre que for conversar com um colega sobre uma nova ideia, utilize o Storytelling para convencê-lo. Fazer isso vai te gerar mais segurança na fala.
Desse modo, se você acredita que o Storytelling só serve para grandes palestrantes, está enganado.
Ao utilizar essa habilidade da forma correta, todos se sentiram conectados a sua informação. E esse é ponto principal entre Storytelling e comunicação: a conexão.
Nessa linha, criar conexão com os outros através da fala requer se aproximar do público pelos motivos certos. Quando você demonstra clareza no que está falando, faz isso.
No entanto, para ter segurança na sua comunicação, é necessário estar embasado por dados, algo que será discutido na próxima seção.
Storytelling: como utilizar nos dados?
Esqueça essa história de encher o slide de dados. Antes de fazer isso, você precisa ter em mente qual o objetivo da apresentação.
Dessa forma, se o intuito é convencer os outros, avalie quais dados são importantes para criar no público uma linha de raciocínio clara. Isso vai ajudar o público a concordar com você.
Além disso, tenha em mente o que quer extrair de sua apresentação. Nada de ficar enrolando, utilizar o Storytelling é ser objetivo no discurso para gerar identificação rápida com o público.
Por esse motivo, sempre que for estruturar uma apresentação e a maneira como vai se comunicar, responda as perguntas abaixo:
- Sobre o que eu quero convencer meu público?
- Quem eu quero convencer com a minha apresentação? Por que?
- Quais dados são fundamentais para convencer os colegas?
- Como esses dados me ajudam a criar uma linha de raciocínio para influenciar os outros a fazerem o que desejo?
Respondendo a esses questionamentos, você vai antecipar possíveis dúvidas que podem surgir durante sua apresentação. Isso vai te deixar mais preparado para convencer os outros.
Como ser mais objetivo?
Um dos motivos pelos quais muitos profissionais não utilizam o Storytelling é a falta de objetividade deles. Esse é um problema que prejudica não só a empresa, mas também a carreira.
Desse modo, por acreditarem que devem explicar tudo nos mínimos detalhes, esses profissionais se tornam cada vez mais prolixos. Por isso, um dos pilares do Storytelling é a simplicidade.
Através desse pilar, você será capaz de identificar quais as informações mais desnecessárias na sua comunicação. Você vai conseguir pensar na maneira mais objetiva de explicar algo a um colega.
Portanto, tenha em mente a seguinte pergunta: “Consigo dar uma noção geral em uma única frase?” Esse é o caminho de um bom Storytelling.
Além disso, pense em todas as vezes que você foi prolixo. Você acredita que isso gerou ruídos na sua comunicação? Pode ter certeza que sim. Ao falar além do necessário, você guia os outros para fora da linha de raciocínio desejada.
Para não cometer esse erro com frequência, avalie sempre a melhor maneira de dizer algo. Afinal o Storytelling não é somente a arte de criar boas apresentações. Pelo contrário, é a maneira de dizer com segurança o que precisa ser dito.
Por isso, se quer aprender mais sobre esse assunto, na próxima seção você encontra livros sobre Storytelling que não podem faltar na sua estante.
Livros sobre o assunto
Existem diversos livros no mercado que tratam sobre Storytelling. No entanto, poucos são tão precisos quanto “Storytelling”, de Carmine Gallo.
Nele, o autor retrata, por meio de exemplos de várias personalidades, quais os principais pontos de um bom Storytelling. Carmine mostra, por meio de várias histórias, como os Storytellers criam conexão.
Dessa forma, se você também quer traduzir de forma simples aqueles dados complexos do trabalho, leia o livro “Storytelling com dados” de Cole Knaflic. Nele, a autora apresenta como a simplicidade na explicação pode fazer as pessoas agirem.
Nesse contexto, se quer um livro mais especifico para o mundo corporativo, “O guia completo do storytelling”, de Fernando Palacios pode te ajudar. Essa obra mostra algumas táticas de Storytelling que auxiliam os objetivos das empresas.
Além disso, se um dos seus objetivos com o Storytelling é encontrar maneiras de crescer profissionalmente, esse não é o único ponto a ser desenvolvido. O Storytelling precisa ser fundamentado por boa base de Soft Skills.
Se ficou interessado, que tal ler o artigo “Soft Skills: O que são e quais você precisa para crescer na carreira”? Nele, te dou dicas de como desenvolver essas habilidades.
Atrelado a isso, no vídeo abaixo eu te mostro como aplicar as Soft Skills pode te fazer um profissional de destaque:
Me acompanhe também no meu Instagram e no meu Youtube, para não perder nada sobre Soft Skills e se capacitar cada vez mais.
Até a próxima!
Abraços,
Mateus Boaventura