BEM VINDO AO

UpSkills Educação

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como fazer um ótimo Onboarding?

UpSkills Educação

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como fazer um ótimo Onboarding?

Iniciar o trabalho em uma empresa nova é um grande desafio. Isso pois, o relacionamento com as pessoas e conhecimento do negócio é algo que partirá do zero. Por esse motivo, é necessário entender como realizar um ótimo Onboarding, para não passar despercebido quando o assunto é ser destaque. Dessa forma, se você não sabe o significado desse termo e nem como realizá-lo, é hora de continuar a leitura. Nela, você vai descobrir tudo que precisa para se sair bem.

O que é Onboarding?

Para começar em um trabalho novo é necessário saber identificar a melhor maneira de ser visto como um bom profissional. Para isso, o Onboarding é essencial.

Essa é uma forma de se relacionar com o ambiente de trabalho de forma a extrair o máximo dele. Ao fazer isso, você será visto como um profissional proativo, que busca se desenvolver de forma autônoma.

Atrelado a esse fator, fazer um bom Onboarding é a chave para construir uma marca pessoal forte ainda nos primeiros meses de trabalho.

Assim, o primeiro passo é entender como a empresa funciona. Isto é, quais áreas tem relação direta com a sua, os padrões de comportamento dos profissionais mais valorizados e muito mais.

Nesse sentido, o Onboarding é algo que demanda dedicação. Portanto, se você acredita que nos primeiros meses, o maior esforço deve vir da sua equipe para com você, saiba que não é bem assim.

Isso pois, é tarefa sua buscar entender como a empresa funciona. Não fique esperando que os outros te ajudem sem antes demonstrar que você também está interessado.

Dessa forma, é hora de entender um pouco mais sobre o passo a passo para fazer um bom Onboarding. Vamos lá!

Os benefícios dessa integração

Até aqui, você conheceu os três pilares para fazer um bom Onboarding. Agora é hora de se aprofundar nos benefícios que essa integração pode te trazer se for feita de forma correta.

O primeiro deles é receber a confiança da equipe rapidamente, à medida que você demonstra uma curva de aprendizado acelerada. Isso pois, ao chegar alguém novo na equipe, a expectativa é de que essa pessoa adquira o conhecimento necessário de forma ágil.

Outro benefício que, sem dúvidas, é fundamental nesses primeiros meses de trabalho, é um relacionamento mais próximo com seu chefe. Ao alinhar as expectativas com ele, este verá que você é um profissional diferenciado.

Ter esse tipo de atitude demonstra que você já possui certo grau de liderança, ainda que em uma função mais operacional. Afinal, buscar entender o que é esperado de você é um sinal que você lidera sua carreira, que é protagonista.

Além disso, ao executar um bom Onboarding, você terá mais autonomia no seu trabalho. Isso porque, todos já têm confiança de que você é capaz de executar as tarefas com precisão e saber lidar com percalços.

Desse modo, fazer um bom Onboarding é ser visto como um profissional apto a subir de cargo. Assim, é hora de conhecer mais sobre esse assunto.

Onboarding e networking

Fazer um bom networking durante o seu Onboarding é essencial para conhecer mais sobre o seu trabalho e como ele impacta nas outras áreas.

No entanto, você precisa fazer isso da maneira certa. Ao iniciar um networking, é preciso mostrar que você está tão disposto a ajudar quanto ser ajudado. É aí que muitos erram.

Isso pois, ao iniciar o networking durante seu período de Onboarding, muitos profissionais querem sugar todo o conhecimento que os outros têm a oferecer. Esse é um grande erro se, à medida que aprende, não pensa em melhorias.

Desse modo, o primeiro passo para se relacionar com outras áreas da empresa é entender os desafios delas. Sem isso, você será visto apenas como mais um colaborador que quer mostrar trabalho, mas não dá sugestões.

Outro ponto importante é que, para que seu Onboarding seja acelerado, é preciso priorizar quais setores você deve conhecer primeiro. Para isso, é essencial alinhar expectativas com seu Gestor.

Tenha em mente que, fazer com que seu líder saiba o que você tem feito é tarefa sua. Deixar isso de lado é prejudicar seu Onboarding.

Portanto, se você não quer isso aconteça, confira o vídeo abaixo e aprenda a como alinhar expectativas:

Desse modo, na próxima seção, você verá como a sua marca pessoal pode ajudar a melhorar o seu Onboarding.

A sua marca pessoal

Quanto melhor o Onboarding feito, melhor será a imagem que os outros têm de você. Ao implementar essa forma de se integrar ao ambiente de trabalho, você será visto como um profissional proativo.

Por esse motivo, conhecer como a empresa opera é o primeiro passo para se situar na organização. Para isso, é necessário que você se mostre interessado em aprender com os outros.

Assim, um dos pilares do Onboarding é exercitar a escuta ativa. Sem ela, você não conseguirá ouvir com atenção o que os colegas querem te ensinar e prejudicará sua marca pessoal.

Desse modo, observe quem são os profissionais que todos têm boas referências sobre eles. Identifique os comportamentos que eles têm que os tornam mais valorizados.

Ao fazer isso, você verá que eles têm bem desenvolvidas as soft skills. Nesse sentido, aplique essas habilidades durante o seu Onboarding e, verifique quais competências comportamentais você precisa se desenvolver mais.

Por fim, saiba que fortificar sua marca pessoal através do Onboarding requer um aprendizado mais rápido. Isso está ligado ao terceiro passo desse artigo: a curva de aprendizado.

Acelere sua curva de aprendizagem

Aprender de forma rápida é algo que a maioria das empresas buscam em um profissional. Assim, durante seu Onboarding, é fundamental demonstrar que você absorve o conhecimento de forma acelerada.

Para isso, sempre faça anotações do que os outros te ensinam. Isso vai te ajudar não só a aprender de forma ágil, como também evitar fazer perguntas repetitivas para quem te ensina.

Atrelado a esse fator, saiba que um bom Onboarding é aquele em que, à medida que você aprende, também coloca a mão na massa. Por esse motivo, busque aplicar na prática o que lhe foi ensinado.

Nesse sentido, não tenha medo de executar as tarefas, no inicio é comum cometer alguns erros. O mais importante aqui é ter inteligência emocional para lidar com eles.

Digo isso pois, ao errar, muitos profissionais prestam mais atenção no erro do que como concertá-lo. Saiba que durante seu Onboarding, seus Gestores e Líderes sabem que você está conhecendo mais o trabalho.

Portanto, a maneira coo você lida com seus erros será um indicativo se você está preparado para crescer profissionalmente. Afinal, se você lida bem com seus erros, consegue lidar com os erros dos outros.

Onboarding na prática

Colocar todos os ensinamentos aprendidos até aqui em prática é uma tarefa que exige organização.

Por isso, ter desenvolvido um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é essencial para se destacar nesse momento. Sem ele, você pode ficar um pouco perdido sobre o que deve fazer.

Nesse sentido, o primeiro passo para começar um bom Onboarding é alinhar as expectativas com seu chefe. Ao conhecer as responsabilidades do cargo, você conseguirá traçar um plano de crescimento mais preciso para a situação que está vivendo.

Tenha em mente que, você precisa se colocar como o principal responsável pelo seu desenvolvimento nesses primeiros meses.

Fazendo isso, você estará a frente de outros profissionais que ficam sempre esperando ajuda externa no ambiente de trabalho.

Em seguida, é hora de buscar as pessoas que podem te auxiliar na empresa. Para isso, entenda bem quais são as áreas parceiras e priorize o networking com os profissionais que fazem parte delas.

Assim, sempre que não entender algo, não tenha receio de perguntar. Isso vai te ajudar a aprender de forma mais rápida e ser reconhecido como um profissional ágil, algo positivo para sua marca pessoal.

Onboarding e soft skills

Durante o seu período de Onboarding, é necessário que você tenha bem desenvolvido suas soft skills. Isso pois, suas habilidades comportamentais são a chave para ser visto com um profissional de destaque.

Desse modo, uma das soft skills que você não pode deixar de aplicar nesses primeiros meses é a comunicação. Sem ela, você ficará inibido de dar opiniões e sugestões de melhoria sobre o trabalho.

Outra soft skill importante é a de foco e eficiência. Essa habilidade vai te ajudar a priorizar tudo o que precisa aprender, focando em quais atividades geram mais valor.

Nesse sentido, a terceira e quarta soft skills importantes é o trabalho em equipe e o Networking. Elas são os pilares para desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

No entanto, se você não sabe o que deve fazer e como se comportar nos primeiros meses de trabalho, confira o vídeo abaixo. Nele, falo mais sobre esse assunto:

Assim, fazer um bom Onboarding é o primeiro passo para crescer na carreira.

Atrelado a isso, você também precisa entender quais os próximos passos que deve executar após esse período de integração.

Para isso, baixe a Planilha de Projeções de Carreira e tenha uma orientação sobre como crescer profissionalmente.

Clique aqui e baixe a Planilha de Projeção de Carreiras.

Até a próxima!

Abraços.

Mateus Boaventura

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Uncategorized
admin

Teste Teste

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam id rhoncus lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer nulla eros, facilisis eget sodales sit amet, condimentum ut ante. Phasellus cursus turpis vel urna posuere, quis pharetra odio condimentum. Sed non orci eget nunc bibendum fermentum. Quisque sed nisi fermentum, suscipit sapien feugiat, sagittis enim. Quisque suscipit nibh turpis, at rhoncus urna tempus eu. Fusce suscipit faucibus lacus vitae rutrum.

Ver mais »
Marca Pessoal
admin

Como fazer um ótimo Onboarding?

Iniciar o trabalho em uma empresa nova é um grande desafio. Isso pois, o relacionamento com as pessoas e conhecimento do negócio é algo que partirá do zero. Por esse motivo, é necessário entender como realizar um ótimo Onboarding, para não passar despercebido quando o assunto é ser destaque. Dessa forma, se você não sabe o significado desse termo e nem como realizá-lo, é hora de continuar a leitura. Nela, você vai descobrir tudo que precisa para se sair bem.

Ver mais »
plugins premium WordPress
× Fale conosco!