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Como melhorar o seu Networking na empresa?

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Como melhorar o seu Networking na empresa?

Aumentar sua rede de contatos na empresa é uma tarefa que exige dedicação. Isso pois, você precisa passar uma boa imagem para ser lembrado de forma positiva. Nesse sentido, muitos profissionais perdem a oportunidade de fazer Networking pois não sabem como fazer ou não acreditam que vale à pena. Se esse é o seu caso, leia esse artigo e descubra como estreitar a relação com outros profissionais da empresa.

 

As vantagens de fazer Networking?

Melhorar sua rede de contatos, de maneira a fazer com que todos se lembrem de você é algo que vai abrir muitas oportunidades. Por esse motivo, você deve ter em mente que o networking passivo não é a única maneira de fazer isso.

Pelo contrário, o networking ativo é uma ótima maneira de fazer com que os outros saibam quem é você como profissional. Através dessa soft skill, o seu trabalho será feito de uma forma mais eficiente.

Nesse sentido, ter uma rede de contatos forte na empresa é ver sua carreira crescer de forma acelerada. Isso pois, você vai criar uma conexão com as pessoas de maneira que todos queiram te ajudar.

Atrelado a esse ponto, à medida que fizer networking com profissionais diversos, você terá uma visão mais ampla sobre a empresa. Aumentar então seu ponto de vista vai te ajudar a gerar valor para a empresa de forma mais rápida.

Assim, uma das vantagens de fazer networking é dar visibilidade ao seu trabalho. Ter esse tipo de atitude vai te ajudar a crescer profissionalmente à medida que demonstrar interesse em ajudar outros profissionais.

Desse modo, se quer conhecer mais sobre como fazer networking e outros assuntos mais específicos sobre o tema, continue nesse artigo. Nele, você verá maneiras assertivas para ampliar sua rede de contatos.

 

O que a falta de Networking pode provocar?

Muitos profissionais acreditam que fazer networking é algo que não vale à pena. Se você é um desses, saiba que está enganado. Isso pois, se você quer crescer na sua empresa e ser reconhecido como profissional que gera muito valor, precisa saber se conectar.

Desse modo, não estabelecer uma conexão com os colegas de trabalho é ser deixado de lado sempre que uma oportunidade surge. E ser esquecido é algo que surge da sua falta de conexão.

Nesse sentido, outro problema que a falta de networking pode provocar é a estagnação da sua carreira.

Por isso, tenha em mente que, seu Gestor defende sua promoção em meio a diversos outros Gestores. Assim, não ser conhecido por outros líderes pode te impedir de chegar a cargos mais altos pois ninguém sabe o seu trabalho.

Além disso, deixar de fazer networking é não aumentar o seu conhecido sobre a empresa. Esse é um fator que faz com que muitos profissionais passem anos em um mesmo cargo.

Sem conhecer a sua empresa a fundo, como você pode se tornar um líder nela? Essa é uma das dúvidas que surgem sempre que um profissional quer crescer sem fortalecer esse objetivo através de uma rede de contatos.

 

Quais objetivos ao fazer Networking?

Após conhecer tudo que a falta de networking pode provocar, é hora é conhecer como ampliar seus contatos da maneira certa.

O primeiro passo para isso é estabelecer os objetivos que pretende atingir com essa conexão. Para isso, pense que o networking é uma via de mão dupla: você busca aprender com alguém ao mesmo tempo que o ajuda.

Nesse sentido, pense nos benefícios que o profissional que você quer estreitar o relacionamento na empresa teria com essa conversa. O que ele ganha abrindo espaço na agenda dele para você?

Mostrar-se interessado em ajudar é um ótimo começo para gerar uma boa impressão. Por isso, inicie o contato de forma a demonstrar os pontos positivos que esse profissional terá se fizer networking com você.

Em seguida, após ajudá-lo, faça com que ele percebe de que forma pode fazer o mesmo por você. Para isso, veja o vídeo abaixo e aprenda como usar o networking a seu favor:

 

Assim, ao iniciar o networking, o ideal é que você tenha os seus objetivos bem definidos e como vai fazer isso. Esse como está relacionado a forma que vai agregar valor para os profissionais, algo que será discutido a seguir.

 

Como agregar valor para sua rede de contatos?

Para agregar valor à sua rede de contatos, esteja interessado em entender quais desafios esses profissionais estão enfrentando.

Nesse sentido, pense em como você poderia ajudá-los a encontrar soluções. Em alguns casos, profissionais de áreas diferentes, que você tem mantido o contato, podem ter o mesmo desafio e não sabem.

Desse modo, ser a ponte entre ambos pode te gerar diversos benefícios como profissional. Atrelado a esse fator, pesquise ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas que esses colegas têm.

Isso vai fazer com que você seja visto como um profissional de destaque ao passo que amplifica seu trabalho. Assim, um dos pilares do networking é a conexão.

Crie um ponto de identificação entre você e os outros. Seja pelos mesmos interesses no ambiente de trabalho, objetivos semelhantes, dentre outros. Faça com que esse profissional te veja como um ponto de apoio na empresa.

Além disso, você verá que à medida que desenvolver o networking, muitos colegas de trabalho vão querer estar por perto. Esse tipo de comportamento se deve ao fato de você se mostrar sempre disposto a atender os outros.

Isso pode te ajudar a melhorar sua marca pessoal, o próximo passo desse artigo.

 

Como melhorar sua Marca Pessoal?

À medida que fizer um bom networking com os profissionais da empresa, verá que sua marca pessoal estará fortalecida. Ampliar a sua rede de contatos de forma positiva vai fazer com os outros falem muito bem de você.

Desse modo, se você almeja uma promoção no trabalho, observe quem são os Gestores das áreas relacionadas à sua. Em seguida, faça um networking com eles no sentido de apresentar ideias para melhorar ambos setores.

Fazer isso vai te ajudar a ser defendido da melhor forma possível quando o assunto for subir de cargo. Nesse sentido, um dos pilares da marca pessoal é ajudar os colegas de trabalho.

Ter esse tipo de atitude vai te gerar uma imagem positiva na empresa. Assim, após definir quais os objetivos do networking e como agregar valor, pense quais são as pessoas e áreas mais importantes nesse momento.

Trace uma maneira de abordá-las de forma a passar uma boa impressão sobre quem você é como profissional. Para isso, tenha bons argumentos que embasem o que você está falando.

Dessa forma, construa um discurso capaz de instigar os outros profissionais a abrirem um espaço na agenda para você. Nesse sentido, o próximo passo vai te ajudar a como fazer isso. Estamos falando do Storytelling.

 

Como construir o Storytelling ao fazer Networking?

Convencer colegas de trabalho, Gestores e Líderes que o que você tem a dizer é importante é um dos pilares do networking. Para que você se torne tão bom que não possa ser ignorado, é preciso construir o seu Storytelling.

Por sua vez, o Storytelling é uma técnica utilizada para criar uma narrativa que influencie os outros a fazer o que deseja. Seja defender um projeto, seja para expandir sua rede de contatos.

Nesse sentido, suponha que você quer fazer networking com um Gestor de outro área. Você já levantou os objetivos e sabe como agregar valor. No entanto, como criar um discurso capaz de convencê-lo a ouvir o que você tem a dizer?

O primeiro passo para fazer isso é observar os benefícios que esse Gestor vai ter ao te ouvir. Por exemplo, se a sua ideia vai reduzir um custo da área em que ele trabalha, comece por aí. Diga a ele que você gostaria de marcar uma conversa para apresentar uma iniciativa que vai impactar os custos.

Assim, você vai começar apresentando um motivo que vai deixá-lo interessado. Em seguida, pense em quem são as demais pessoas que deveriam ser incluídas nessa iniciativa. Fale com o Gestor sobre incluí-las em uma próxima conversa. Isso vai aumentar seu networking.

 

Por que o Networking é uma das soft skills mais desejadas?

Poucos profissionais sabem como começar um networking de forma estruturada. Nesse sentido, essa soft skills é uma das mais desejadas pelo mercado de trabalho pois gera ganhos para a empresa.

Ao voltar-se para as demais áreas da empresa, o profissional que tem essa atitude tem uma visão mais apurada no negócio. Ele sabe quais os desafios que podem acelerar o crescimento da empresa e, consequentemente o seu.

Dessa forma, esse profissional começa criando uma rede de contatos que se expande através da sua marca pessoal. E sabe que isso vai ajudá-lo a receber uma promoção que o agrade.

Nesse sentido, a empresa o vê como um colaborador que vai atrás do que precisa para se desenvolver. Ao contrário dos outros, esse é um profissional que não espera que os outros façam algo pelo seu crescimento, ele conquista isso.

Assim, se você deseja fazer um bom networking para ser promovido no trabalho, confira o vídeo abaixo. Nele, te falo os segredos das empresas:

 

Faça também o meu Quiz de Carreiras. Através de suas respostas, te dou uma orientação personalizada sobre sua carreira profissional.

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Até a próxima!

Abraços,

Mateus Boaventura

 

 

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