BEM VINDO AO

UpSkills Educação

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como tomar decisões mais assertivas na carreira?

UpSkills Educação

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como tomar decisões mais assertivas na carreira?

Você entende como tomar decisões mais assertivas pode alavancar a sua carreira? Sabe analisar as possibilidades que aparecem na sua vida profissional e decidir pela mais alinhada aos seus objetivos? Então, aprenda a identificar quais são as decisões que têm o poder de ocasionar o seu crescimento e quais delas podem estagnar a sua carreira. Ficou interessado? É só aplicar os insights que tirar deste artigo na próxima decisão que tomar.  

 

Como tomar decisões profissionais corretas? 

Para tomar decisões profissionais corretas, seja na mudança de cargo ou de empresa, é necessário identificar se estão de acordo com seus planos. Assim, mesmo que surjam oportunidades de última hora, você precisa analisá-las.

Nesse sentido, tomar decisões assertivas na vida profissional é um hábito que depende, antes de tudo, de autoconhecimento. Isso porque, tomar decisões boas para a sua carreira significa saber quais são elas.  

Logo, mesmo que você seja melhor remunerado em uma vaga, se ela não for condizente com o seu perfil, pode te trazer consequências futuras. Desse modo, é ideal saber quais são as suas características profissionais. 

No entanto, muitos colaboradores têm dificuldade em abrir mão das decisões não tão assertivas. Dentre os motivos para isso pode estar o apego a uma etapa da carreira que devia ser finalizada para dar espaço a uma nova. 

Além disso, o medo de não se adaptar aos novos desafios também pode roubar a capacidade de tomar decisões profissionais assertivas. Portanto, para que isso não crie empecilhos à sua carreira vá ao próximo tópico e saiba mais. 

 

Por que tomar decisões assertivas é mais difícil no início da carreira? 

Tomar decisões assertivas é mais difícil no início da carreira porque a maioria dos recém formados sente que a falta de experiência os atrapalha nisso. Logo, quando optam por ingressar no mercado de trabalho não sabem como prosseguir. 

Nesse sentido, tomar decisões nessa primeira etapa é complicado porque falta a bagagem profissional para confirmar se são ou não corretas. Dessa maneira, o ideal é que o colaborador não se cobre, caso falhe nas suas escolhas.

Isso porque é desse modo que ele construirá os aprendizados que o ajudarão nas próximas decisões. Porém, é bom ficar atento se os erros se repetem na hora de analisar e escolher uma opção. 

Assim, se eles persistirem, uma dica valiosa é começar a desenvolver as suas soft skills como forma de se conhecer profissionalmente. Desse modo, você pode aprimorar as suas habilidades comportamentais e corrigir esse comportamento. 

 Portanto, agora que você já sabe os motivos pelos quais é mais difícil tomar decisões assertivas no início da carreira, é hora de ir em frente. Para isso, basta ir ao tópico abaixo e se informar das consequências de uma decisão errada. 

 

Como tomar decisões erradas pode prejudicar a sua carreira? 

Tomar decisões erradas, tanto no início como em qualquer etapa da sua carreira podem trazer consequências, a exemplo do desvio de foco. Isso faz com que, em alguma fase da vida profissional, você se sinta perdido. 

Além disso, você pode se tornar um profissional amedrontado pela ideia de tomar decisões, caso tome muitas que considere erradas. Assim, os desdobramentos que elas podem gerar estão ligados à perda de autoconfiança.

Nesse sentido, você pode sofrer uma estagnação na carreira por não ser considerado um profissional decisivo, que sabe tomar decisões boas. Logo, a falta de capacidade para tomar decisões afetam não só a você, como a empresa. 

Dessa forma, surgindo uma oportunidade de liderança, a indicação principal não será você. 

Por isso, para que você escape de se tornar um colaborador que não toma decisões certeiras, vá ao vídeo abaixo. Nele, há dicas práticas para que você se torne um profissional de destaque. É só conferir. 

 

Após isso, é o momento de entender como ter iniciativa pode te ajudar a tomar decisões assertivas durante a carreira e na execução do seu trabalho. Ficou curioso? Então, leia o próximo tópico. 

 

Ter iniciativa ajuda a tomar decisões assertivas? 

Ter iniciativa te ajuda a tomar decisões mais assertivas porque te torna um profissional proativo no seu ambiente de trabalho. Assim, realizar uma tarefa sem necessitar de um pedido externo te impulsiona a sair da sua zona de conforto.

Logo, fazendo isso, você se coloca em contato com um número maior de desafios profissionais. Desse modo, conforme resolvê-los você cria uma confiança e uma bagagem maior para tomar suas decisões. 

Nesse sentido, ser um colaborador que tem iniciativa é um dos primeiros passos para ter mais decisões assertivas. Isso porque, é esse o momento de errar e poder reavaliar os seus erros para não repeti-los. 

Então, tomar decisões assertivas está mais ligada ao fato de treinar essa habilidade a acertar de primeira. Dessa forma, para aprimorar essa soft skills é necessário não somente praticá-la mas entendê-las. 

Portanto, se você deseja entender o que precisa para tomar decisões difíceis ao longo da sua vida profissional, vá ao tópico abaixo. Nele você aprenderá o necessário para fazer suas escolhas com segurança.  

 

Como tomar decisões difíceis ao longo da vida profissional? 

Tomar decisões difíceis ao longo da sua vida profissional é a experiência que mais pode te gerar aprendizados na carreira. Por isso, saber uma forma prática e analítica de fazer isso pode te ajudar. 

Nesse sentido, toda tomada de decisão parece ser difícil quando você não se sabe o que decidir profissionalmente. No entanto, decidir sobre um novo cargo dentro da empresa parece menos difícil do que pedir a sua demissão

Então, para que as suas decisões difíceis sejam tomadas o quanto antes, durante a sua carreira, é preciso analisar os prós e contras delas. Dessa maneira, veja se as suas metas condizem com as oportunidades que te oferecem. 

Logo, tenha os seus objetivos profissionais bem definidos para saber se estão de acordo com essa análise. Assim, evita tomar decisões difíceis de uma forma que não te beneficie e não cria uma bloqueio para tomá-las.

Portanto, após analisar as circunstâncias que envolvem uma tomada de decisão assertiva, vá ao próximo tópico e se aprofunde mais no assunto. 

 

Como melhorar esse processo

Para melhorar o processo de tomada de decisão é necessário estar atento aos próximos passos da sua carreira. Desse modo, as suas escolhas serão guiadas por eles. 

Além disso, esteja a par de todas as circunstâncias que envolvem a sua decisão, como a quem ela vai afetar. Assim, você evita deixar escapar algum detalhe que poderia fazer a diferença na hora de bater o martelo. 

Logo, o que te fará tomar decisões boas é a sua habilidade de observação e análise sobre a situação. Então, para que você não erre na próxima vez que tomá-las, comece mapeando os desdobramentos positivos e negativos delas. 

Por conseguinte, pergunte a mais profissionais que tomaram decisões parecidas se eles sentem que tomaram a decisão correta para a sua carreira. Desse modo, você exercita a sua escuta ativa. 

Por fim, execute a sua decisão e vá agora mesmo ao próximo tópico se quiser tomar a melhor decisão para a sua vida profissional. Ficou curioso? É só conferir abaixo. 

 

Saiba mais  

Para tomar decisões benéficas à sua carreira é necessário analisar uma série de fatores externos, mas principalmente internos. Isso porque, se você não tiver autoconhecimento e autoconfiança para executá-las, não adianta tomá-las. 

Nesse sentido, a melhor decisão que um colaborador pode tomar é optar por crescer na carreira ao invés de se acomodar na área. Desse modo, ele pode desenvolver melhor a sua proatividade e autodeterminação. 

Além disso, a motivação que o funcionário tem para decidir o que é melhor para a sua vida profissional é o que faz dele um diferencial por onde passa. Por isso, para tomar decisões boas, é necessário dar o primeiro passo. 

Para isso, basta clicar no link abaixo e conferir o vídeo em que eu te falo mais sobre a proatividade na carreira. Ficou interessado? Então, é só conferir o vídeo abaixo e anotar todos os seus insights.

 

 

Por conseguinte, eu tenho mais uma surpresa para você, quer saber qual é? É o Quiz de carreiras. Com ele, você conseguirá analisar em qual etapa da carreira se encontra. 

Após isso, basta unir as informações do quiz com as que forem te passadas sobre  tomar decisões ao longo deste artigo. Todo esse conteúdo irá te gerar mais valor e te ajudará a se tornar um profissional melhor. 

Então, não perca tempo e clique agora mesmo no link abaixo. Desse modo, você garante todo o conhecimento necessário para vencer a estagnação na carreira e atingir os seus objetivos. 

Clique aqui e acesse o Quiz de Carreiras.

Até a próxima!

Abraços,

Mateus Boaventura

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Uncategorized
admin

Teste Teste

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam id rhoncus lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer nulla eros, facilisis eget sodales sit amet, condimentum ut ante. Phasellus cursus turpis vel urna posuere, quis pharetra odio condimentum. Sed non orci eget nunc bibendum fermentum. Quisque sed nisi fermentum, suscipit sapien feugiat, sagittis enim. Quisque suscipit nibh turpis, at rhoncus urna tempus eu. Fusce suscipit faucibus lacus vitae rutrum.

Ver mais »
Marca Pessoal
admin

Como fazer um ótimo Onboarding?

Iniciar o trabalho em uma empresa nova é um grande desafio. Isso pois, o relacionamento com as pessoas e conhecimento do negócio é algo que partirá do zero. Por esse motivo, é necessário entender como realizar um ótimo Onboarding, para não passar despercebido quando o assunto é ser destaque. Dessa forma, se você não sabe o significado desse termo e nem como realizá-lo, é hora de continuar a leitura. Nela, você vai descobrir tudo que precisa para se sair bem.

Ver mais »
plugins premium WordPress
× Fale conosco!