BEM VINDO AO

UpSkills Educação

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como os diferentes tipos de críticas interferem na sua vida profissional?

UpSkills Educação

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como os diferentes tipos de críticas interferem na sua vida profissional?

Você sabe lidar com as críticas que recebe dos seus colegas de trabalho? E quanto às autocríticas? Tem sido muito duro com você mesmo com relação à área profissional? Então, entenda como analisar cada tipo de crítica e como não se deixar abater em situações desafiadoras. Ficou interessado? É só conferir esse artigo e colocar em prática todas as dicas mencionadas nele sobre como reagir a elas. Não perca tempo e comece agora mesmo a leitura.

 

Quais são os diferentes tipos de críticas profissionais?

Existem três tipos de críticas profissionais e, por mais que você pense que a crítica destrutiva é a pior delas, talvez não seja. Isso porque, existem profissionais que são tão críticos consigo que acabam se desmotivando.

Por isso, a autocrítica pode ser a mais tóxica e, sem saber interpretar, até a crítica construtiva passa a ser mal considerada. Desse modo, o ideal é entender como essas três formas geram impactos na sua autoconfiança.

Logo, para que você saiba como analisá-las, é necessário ter inteligência emocional e pensamento crítico. Assim, você saberá, não só, como reagir, como também extrair os pontos de melhoria em cada uma delas.

Além disso, ter a escuta ativa te ajuda a saber se a crítica recebida foi para alinhar as expectativas quanto ao seu crescimento profissional. Então, tendo analisado isso, você consegue filtrar as palavras das pessoas quanto à sua atuação.

Assim, se o que você deseja é não se deixar abater por qualquer das críticas, é preciso que você se aprofunde em conhecer cada uma delas. Por isso, abaixo há um tópico para cada tipo.

Dessa maneira, é só consultar e passar a analisar qual é a que você mais recebe ou se faz ao longo da profissão. Ficou interessado? Leia o próximo bloco agora mesmo e anote todas as suas considerações.

 

Como a autocrítica tem se tornado a pior crítica profissional?

A autocrítica tem se tornado a pior crítica para aqueles profissionais sem inteligência emocional. Isso porque, quando cometem algum erro, eles passam a se martirizar ao invés de aprenderem com ele.

Assim, se sentem desmotivados enquanto o que deveriam fazer era mapear onde erraram e o porquê de o terem cometido. Desse modo, perdem a oportunidade de evitar problemas futuros.

Além disso, a crítica é tão grande em cima de si mesmos que quando voltam a cometer o mesmo erro, o julgamento é ainda pior. Logo, eles se prendem a um círculo vicioso de erros porque não analisam onde foi que erraram.

Então, geram uma autocrítica tóxica e passam a ser inflexíveis com a sua carreira por medo de errar novamente. Por outro, o profissional que desenvolve a autocrítica positiva adquire a capacidade de fazer uma autoanálise.

Desse modo, ele está sempre se superando e entregando o melhor no seu ambiente de trabalho, justamente porque tira aprendizados de todas as situações. Por isso, a autocrítica tem dois lados e é você quem escolhe qual dos lados ter.

Para tanto, no próximo tópico, você vai entender o que é uma crítica construtiva e como fazê-la a si mesmo. Não perca tempo e leia agora mesmo.

 

Como a crítica construtiva pode ser identificada?  

A crítica construtiva que você recebe dos seus colegas de trabalho deve ser analisada de forma a descobrir em que melhorar. Além disso, é necessário saber como implementar essas melhorias na sua vida profissional.

Nesse sentido, o ideal é não ignorar as críticas construtivas mas entender o que elas são. Para tanto, toda vez que alguém fizer apontamentos sobre o que precisa ser melhorado em você e apresentar possíveis soluções, fique atento.

Isso porque, se trata de uma crítica construtiva. No entanto, se o sentimento passado durante a mensagem é de desapontamento, raiva e desesperança, provavelmente essa será uma crítica destrutiva.

Logo, o primeiro passo para identificar uma crítica construtiva é analisar a emoção por trás do comunicado. Para isso, você precisará de inteligência emocional e no vídeo abaixo eu falo mais sobre essa soft skill. Veja agora!

 

Após ver o vídeo, é hora de entender como a crítica destrutiva pode te desmotivar profissionalmente. Então vá ao  próximo tópico e se aprofunde no assunto.

 

A crítica destrutiva e as suas implicações na carreira 

A crítica destrutiva pode ser feita tanto pelos colegas de trabalho, como por você mesmo. Nesse sentido, ambas podem te desmotivar, justamente porque não contribuem em nada para o seu crescimento.

Logo, se a crítica tem um teor pessoal ao invés de profissional, essa pode ser uma crítica destrutiva. Além disso, se for acompanhada de uma comunicação violenta pode ser mais desmotivadora ainda.

Então, recebendo uma crítica dessas e sabendo identificá-la, o ideal é não validá-la. Dessa forma, tenha em mente todas as suas conquistas e objetivos, bem como toda a melhoria que já fez e está disposto a fazer profissionalmente.

Assim, você passa a fazer autocríticas construtivas porque sabe que precisa se aprimorar, mas para isso, não precisa acreditar na crítica destrutiva que te foi feita. Nesse sentido, o ideal é focar em seu desenvolvimento.

Portanto, para que você analise bem, não são as críticas mas, os pontos críticos da sua profissão, vá agora ao próximo tópico. Nele, eu em quais momentos você deve se preocupar com as críticas.

 

O ponto crítico da sua profissão 

O ponto que você deve analisar durante a sua profissão em relação às críticas é se vem recebendo muitas delas. Isso porque, mesmo que construtivas, talvez seja o momento de rever sua atuação.

Nesse sentido, quando é recorrente o fato de receber críticas sobre o mesmo ponto, essa melhoria passa a ser urgente. Desse modo, caso você não demonstre o quanto tem melhorado, permanecerá recebendo-as.

Logo, as críticas que de início seriam construtivas, com o tempo e as repetições, passam a ser desmotivadoras. Dessa forma, esse é o momento de ficar atento porque pode ser ele quem definirá uma possível demissão.

Além disso, quando é você quem se faz críticas recorrentes, a sua carreira pode ser ainda mais prejudicada. Então, ao invés de ser regido com sua atuação profissional, seja mais compreensível com a fase em que você se encontra.

Portanto, após analisar o ponto crítico da sua profissão, é hora de saber como reagir a todos esses julgamentos. Para isso, basta ir ao próximo tópico.

 

Como reagir aos julgamentos profissionais? 

Para reagir aos julgamentos profissionais, sejam eles críticas construtivas, destrutivas ou autocríticas, o ideal é ter inteligência emocional. Isso porque, você precisa saber lidar com diferentes emoções ao longo da carreira.

Logo, a melhor forma de reagir a uma crítica construtiva é, não só agradecer pelos apontamentos, mas pedir sugestões de melhoria. Desse modo, você demonstra proatividade em querer se alinhar ao esperado.

No entanto, ao receber uma crítica destrutiva, faça uma crítica construtiva ao funcionário que a fez. Isso ajudará a amenizar a situação e se um dia ouvir palavras desmotivadoras, tente motivar quem as disse.

Assim, você terá o poder de transformar uma situação que poderia ser considerada péssima. Além disso, o seu comportamento inesperado pode ser o suficiente para fazer o outro colaborador refletir sobre o que disse de ruim.

Por outro lado, se você é um profissional extremamente autocrítico, a ponto de se atrapalhar, deve analisar qual é o motivo por trás disso. Nesse sentido, eles podem ser vários, mas talvez o principal seja não enxergar a importância de um erro.

Então, permanece tentando evitá-los mas, caso ocorram, seja tolerante a eles, pois isso te ajudará a investigá-los melhor. Portanto, após todo esse aprendizado, é hora de colocá-lo em prática. Para isso, vá ao próximo tópico.

 

Dê o próximo passo da sua vida profissional 

Para dar o próximo passo da sua carreira, sabendo analisar cada crítica, é importante adquirir as soft skills necessárias à sua profissão. Então, como forma de te impulsionar a aprofundar nesse assunto, eu trouxe uma surpresa.

Logo, a dica para todo profissional que deseja crescer na carreira entendendo as habilidades que precisa aprimorar é o vídeo abaixo. Nele, eu te ensino um ótimo excelente para desenvolvê-las.

Assim, você vai adquirir várias outras habilidades para ajudar a identificar os tipos de crítica, a exemplo do pensamento crítico.  Além disso, pode construir melhores relações com os demais colegas de trabalho.

Então, não perca tempo e veja o vídeo agora mesmo. Para isso, basta clicar no link abaixo e anotar todo o seu aprendizado a partir dele.

 

Após ver o vídeo, é hora de entender em qual momento da carreira você se encontra e onde deseja chegar. Dessa forma, é só consultar o material gratuito que eu montei para te ajudar.

Ainda não descobriu qual é? É o Quiz de carreiras. Com ele você consegue traçar melhores estratégias para crescer na carreira sem se desmotivar com as críticas. Gostou? É só acessá-lo pelo link abaixo.

Clique aqui e acesse o Quiz de Carreiras

Até a próxima!

Abraços,

Mateus Boaventura

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Uncategorized
admin

Teste Teste

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam id rhoncus lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer nulla eros, facilisis eget sodales sit amet, condimentum ut ante. Phasellus cursus turpis vel urna posuere, quis pharetra odio condimentum. Sed non orci eget nunc bibendum fermentum. Quisque sed nisi fermentum, suscipit sapien feugiat, sagittis enim. Quisque suscipit nibh turpis, at rhoncus urna tempus eu. Fusce suscipit faucibus lacus vitae rutrum.

Ver mais »
Marca Pessoal
admin

Como fazer um ótimo Onboarding?

Iniciar o trabalho em uma empresa nova é um grande desafio. Isso pois, o relacionamento com as pessoas e conhecimento do negócio é algo que partirá do zero. Por esse motivo, é necessário entender como realizar um ótimo Onboarding, para não passar despercebido quando o assunto é ser destaque. Dessa forma, se você não sabe o significado desse termo e nem como realizá-lo, é hora de continuar a leitura. Nela, você vai descobrir tudo que precisa para se sair bem.

Ver mais »
plugins premium WordPress
× Fale conosco!