Você sabe o que é escuta ativa? Acredita que seja apenas ouvir as pessoas? Essa é uma técnica que ajuda o ouvinte a se conectar melhor com o profissional que está dialogando. Através dela, você será capaz de estabelecer uma forte conexão com os demais e ser visto como um profissional de destaque. Se ficou interessado em aprender como essa técnica funciona, continue a leitura. Aqui nesse artigo você vai entender os motivos que fazem com que essa técnica seja tão necessária no ambiente de trabalho.
O que é a escuta ativa?
A escuta ativa é uma técnica que tem como objetivo focar no discurso do interlocutor. Isso pois, aos escutar outros profissionais, tenho a mania de já pensar em uma resposta antes mesmo dele terminar de dizer o que precisa.
Nesse sentido, se você se identificou, saiba que pode estar prejudicando a sua conexão com os demais. Dessa forma, a escuta ativa faz parte do processo de comunicação.
Por isso, é importante que você desenvolva essa habilidade até mesmo para melhorar o seu discurso. Afinal, ao escutar os outros com atenção, você terá insumos suficientes para conversar de maneira que se aproxime das pessoas.
Assim, a escuta ativa pode te ajudar não só a melhorar sua comunicação, mas também quando você precisar estabelecer um networking. Além disso, através dessa técnica você vai gerar mais confiança nos colegas de trabalho.
Desse modo, a escuta ativa proporciona uma maneira efetiva de se conectar com os outros. Para isso, você precisa entender quais os benefícios dessa técnica e como aplicá-la no dia a dia de trabalho.
Atrelado a esses fatores, a escuta ativa requer também que você tenha algumas soft skills bem desenvolvidas. Isso pois, para potencializar os resultados dessa técnica, demonstrar suas habilidades comportamentais é essencial.
Desse modo, na próxima seção você encontra uma soft skill muito importante para esse processo de escuta.
Escuta ativa e comunicação
Muitos profissionais que têm uma boa comunicação não têm uma boa escuta ativa. O problema que isso causa é que, você até se comunicar de forma clara e objetiva, mas não gera conexão.
Assim, saiba que um dos passos mais importantes para desenvolver a soft skill de comunicação é a escuta ativa. Isso pois, escutar com atenção é encontrar padrões que podem ajudar na sua fala.
Para explicar isso melhor, suponha que você costuma escutar muitos profissionais no seu ambiente de trabalho e vai fazer uma apresentação.
Se você já aplica a escuta ativa ao escutar esses profissionais, sabe quais são suas maiores dúvidas e receios. Nesse sentido, utilizar esses pontos durante a sua apresentação é fazer com que eles prestem atenção no que está sendo dito.
Isso porque, a dúvida de um grupo de pessoas que você escuta também pode ser a mesma de diversos outros profissionais da empresa.
Dessa forma, a escuta ativa vai melhorar a sua comunicação no sentido de estar atento aos interesses dos colegas de trabalho. Saber como utilizar essa informação de modo a se conectar com os outros é fazê-los se mover.
Nesse sentido, se mover significa apoiar suas ideias, defender sua promoção no trabalho ou até mesmo convidá-lo para trabalhar em outro setor. Tudo isso faz parte da escuta ativa.
Escuta ativa e pensamento crítico
Por que o pensamento crítico é tão importante na escuta ativa? Essa é uma dúvida que pode ser sanada ao entendermos que analisar o que o outro diz é fundamental.
Assim, ouvir os colegas de trabalho também é gerar valor para a equipe. Isso pois, você se torna peça chave na compreensão dos profissionais e isso pode motivá-los ainda mais.
Nesse sentido, aplicar o pensamento crítico durante a escuta ativa é criar uma linha de raciocínio na conversa. Fazer isso reduz a confusão causada pela falta de comunicação na empresa.
Dessa forma, sabe aqueles colegas cuja a relação interpessoal é um pouco complicada? Aplicar a escuta ativa com ele é essencial para torná-lo mais próximo de você e da equipe.
Portanto, utilizar essa técnica para lidar com profissionais difíceis é obter sucesso na comunicação com eles. Ter essa postura aberta a se conectar de forma eficiente com colegas complicados é ser visto como líder.
Se quer saber mais sobre como melhorar a relação com profissionais desse tipo, confira o vídeo abaixo. Nele, você encontra 3 formas infalíveis de lidar com pessoas difíceis:
Agora você vai conferir mais um passo desse artigo. Nele, você vai aprender mais sobre os benefícios da escuta ativa.
Os benefícios de aplicar essa técnica?
Até aqui, você aprendeu duas soft skills essenciais na escuta ativa. Dessa forma, é hora de conhecer todos os benefícios que essa técnica pode gerar no ambiente de trabalho.
Assim, o primeiro benefício dessa ferramenta é melhorar a relação interpessoal. Isso pois, muitos profissionais têm dificuldade de se sentir confiante no trabalho ter uma postura de ouvinte pode ajudar.
Nesse sentido, outro benefício da escuta ativa é a melhoria de aprendizado contínua. Através dessa técnica, você será capaz de desenvolver a soft skill de foco e eficiência de forma acelerada.
Dessa forma, o terceiro benefício que envolve a aplicação dessa ferramenta é saber como reagir as situações da melhor maneira.
Ao escutar os outros, você se tornará uma pessoa mais observadora e consequentemente, vai reagir a situações de maneira alinhada ao esperado pela empresa.
Além disso, existem diversos outros benefícios que a escuta ativa é capaz de causar: ter destaque na empresa, ser convidado para projetos, receber promoções.
Todos esses pontos são fatores que podem melhorar a imagem que você tem na empresa. Dessa forma, no próximo passo você confere os pilares da escuta ativa. Que tal conferir?
A escuta ativa no foco e eficiência
À medida que você aplicar a escuta ativa, verá que a soft skill de foco e eficiência estará mais desenvolvida. Isso porque, aplicar essa técnica desenvolve a sua produtividade.
Assim, escutar outros profissionais melhora a sua atenção, você passa a identificar quais oportunidades geram mais valor.
Além disso, aplicar a escuta ativa consigo mesmo é entender também como você funciona, em quais horários você é mais produtivo. Nesse sentido, essa atitude te ajuda a priorizar melhor suas atividades.
Outro ponto importante é que, durante o alinhamento de expectativas com seu Gestor, escutar de forma ativa é deixá-lo confortável para se comunicar. Ter essa postura frente ao seu líder é criar mais conexão com ele.
Essa técnica é capaz de estabelecer uma relação de confiança entre você e seus Gestores de forma mais rápida. Isso pode gerar maior abertura para que convidem você a fazer parte de projetos estratégicos na companhia.
Portanto, a escuta ativa é capaz de te colocar em situações muito positivas para o seu crescimento profissional. Sem ela, poucas serão as oportunidades que você terá no ambiente de trabalho.
Por fim, essa técnica está muito ligada a outro fator importante para o seu crescimento: a curva de aprendizado.
Como essa técnica melhora a curva de aprendizado?
Quanto mais você escutar o que os outros têm a dizer, mais aprendizado você adquire. Isso pois, ao se colocar na posição de ouvinte, você vai conhecer a empresa pelos olhos dos outros.
Essa técnica vai te ajudar a entender diversos pontos de vista sobre um assunto, analisando qual o mais indicado para a situação. Assim, aplicar a escuta ativa é ficar por dentro de tudo que acontece na empresa.
Nesse sentido, a escuta te ajuda a aprender quais atitudes mais esperadas pela empresa para promover um profissional. Conhecer isso é sair na frente quando o assunto é subir de cargo.
Assim, a curva de aprendizado acontece de forma mais acelerada à medida que você escuta os outros colegas. Você aprende não só sobre suas atividades, como também a melhor forma de lidar com as pessoas.
Dessa forma, não subestime o poder dessa técnica. Ela é capaz de potencializar as soft skills, estabelecer conexão e mediar discussões. Tudo isso faz com que um profissional seja visto como alguém que já está apto a ocupar cargos mais altos.
Por fim, após entender todos os aspectos que fazem com que a escuta ativa seja uma técnica essencial no trabalho, dê mais um passo. É hora de compreender como aplicar a escuta ativa de forma prática no seu trabalho.
Escuta ativa: como aplicar no trabalho?
Para aplicar a escuta ativa de forma eficiente no seu trabalho, é necessário seguir alguns passos. Assim, o primeiro passo utilizá-la é evitar distrações no momento em que estiver conversando com um colega.
Em seguida, mostre a esse profissional que ele tem sua atenção total. Para isso, olhe nos olhos dele e não o interrompa. Dê a ele o tempo necessário para falar.
No entanto, foque no que ele diz e identifique as dúvidas que têm a respeito do que foi dito. Assim, ao final da fala dele, comece fazendo as perguntas que surgiram ao longo do diálogo.
Lembre-se de se colocar no lugar do outro, tendo empatia para entender todos os sentimentos que a conversa envolve. Por fim, assim que vocês esclarecerem tudo que precisa, forneça a essa pessoa um feedback.
Para isso, se quer saber mais sobre como dar esse feedback, confira um vídeo em que falo mais sobre o assunto:
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Até a próxima!
Abraços,
Mateus Boaventura