Receber uma proposta de efetivação no estágio é o que muitos profissionais almejam. Para isso, é preciso se destacar aos olhos de seus colegas de trabalho e Gestores. Nesse sentido, você sabe o que precisa fazer para que sua efetivação aconteça? Conhece o passo a passo para atingir esse resultado? Confira esse artigo e entenda tudo que precisa fazer para conquistar sua efetivação. Aplicando o que aprender aqui, estará mais próximo do que imagina para ser contratado.
Quando conversar sobre efetivação?
Conversar sobre efetivação com seu Gestor requer gerar valor para a empresa. Nesse sentido, muitos estagiários têm dúvidas sobre como abordar uma possível contratação.
Isso pois, não se sentem seguros sobre como falar. Desse modo, por não saberem o que fazer e como agir, deixam essa oportunidade passar e ficam esperando uma possível efetivação de forma passiva.
No entanto, ter esse tipo de atitude envolve um alto risco. Seu Gestor pode estar envolvido com questões urgentes e não levantar esse ponto.
Assim, tenha em mente que a pessoa mais interessada na sua efetivação desse ser você. Para isso, é preciso entender o momento certo de conversar sobre efetivação.
Dessa forma, esse momento surge após você observar se os outros te vêm como um estagiário de alto desempenho. Por isso, é importante que se faça algumas perguntas.
Tem buscado o seu desenvolvimento profissional? Tem gerado valor e executado funções além do seu escopo? Todas essas perguntas te dão clareza se está no caminho certo para ser efetivado.
Por isso, nesse artigo você vai conhecer o passo a passo da efetivação. Ficou curioso? Confira a próxima seção e aprenda mais sobre o alto potencial.
Efetivação de um estagiário de alto potencial
Para ser reconhecido como um estagiário de alto desempenho e alcançar sua efetivação, é preciso demonstrar proatividade.
Tenha em mente que, ter interesse pelo que é passado a você é o que vai começar a te destacar dos demais estagiários.
Isso pois, a maioria dos profissionais que estão na mesma condição que você, acreditam que a empresa é responsável pelo desenvolvimento. Pensar assim é delegar aos outros a sua efetivação, o que está errado.
Nesse sentido, o primeiro passo para se tornar um estagiário de alto desempenho é estar disposto a aprender. Não espere que ninguém te pergunte se quer aprender algo. Vá além e busque entender como sua área funciona.
Atrelado a esse fator, se engaje com sua equipe. Fazer isso vai te ajudar a ter um melhor relacionamento e ser visto como alguém que está empenhado na efetivação.
No entanto, não cometa o erro de se retrair por medo de errar. Todos os profissionais compreender que você está aprendendo seu escopo de função e, portanto, é comum errar no início.
Dessa forma, ser reconhecido como um estagiário de alto potencial é ser resiliente frente aos seus erros. Isso porque, muitos estagiários erram e se sentem desmotivados e assim, se distanciam da efetivação.
Assim, leia também o próximo passo. Nele, você vai entender por quais motivos é tão importante alinhar expectativas.
Efetivação e alinhamento de expectativas
Na seção anterior, um dos pontos levantados foi o medo de errar. Esse medo pode estar ligado a falta de alinhamento de expectativas com seu Gestor.
Ao não conversar sobre seu escopo de função e o que é esperado de você nos primeiros meses, você terá um esforço sem direcionamento. Isso pode te prejudicar muito quando o assunto é efetivação.
Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer ao se tornar estagiário é entender o que é esperado de você. Nesse sentido, você e seu Gestor devem elaborar seu Plano de Desenvolvimento Individual.
Ter esse plano em mãos vai te ajudar a traçar estratégias para o seu desenvolvimento na empresa. Isso vai te ajudar muito quando estiver no momento certo de conversar sobre efetivação.
Mas atenção: não basta apenas conversar uma vez com seu líder. Você precisa conversar periodicamente com ele sobre diversos assuntos relacionados à sua carreira.
Para isso, o meu método LTPF pode te ajudar muito. Nele, você encontra todas as conversas que precisa ter com seu chefe, de modo detalhado. Além disso, confira o vídeo abaixo, em que falo mais sobre como alinhar expectativas:
Agora é hora de conhecer mais sobre o terceiro passo rumo a efetivação: O seu desenvolvimento profissional.
Desenvolvimento profissional
Quando se fala em desenvolvimento profissional para efetivação, muitos profissionais acreditam que isso envolve apenas capacitações técnicas.
Se você pensa assim, saiba que está enganado. O que vai te destacar como profissional e abrir oportunidades para ser contratado são as suas soft skills.
Assim, para que você se desenvolva no estágio e tenha uma curva de aprendizado acelerada, precisa aprimorar suas habilidades comportamentais.
Tenha em mente que, aprender sobre excel ou algum outro software utilizado na empresa é importante. Mas isso não vai te diferenciar dos demais estagiários.
Focar muito em uma habilidade técnica vai te fazer ser visto como um profissional operacional. Você pode ate achar que essa visão que os outros vão ter você não vai te prejudicar.
No entanto, você deve compreender que ser efetivado requer demonstrar comportamentos alinhados à cultura da empresa. Atrelado a isso, a efetivação de estagiário para analista é apenas o primeiro passo da sua carreira.
Para não ficar estagnado no primeiro cargo que ocupar como contratado, é preciso demonstrar que possui as soft skills necessárias para crescer. Isso está ligado ao próximo passo desse artigo: a geração de valor.
A geração de valor no estágio
Qual legado você quer deixar para o seu estágio? O que pretende mudar a partir do seu trabalho?
Se ainda não pensou sobre isso, o momento é agora. Afinal, nada melhor do que se tornar inesquecível por ter prestado um bom trabalho na sua área.
Dessa forma, para identificar o que precisa ser melhorado na área, de forma a gerar valor na empresa, é preciso se conectar às pessoas. Por não saber como tudo funciona na empresa, você pode se sentir perdido sobre qual problema atuar.
Para isso, é fundamental fazer networking com profissionais de áreas correlatadas, buscando entender onde está o maior gap. Em seguida, você deve incluir seus colegas de trabalho nesse projeto.
Pergunte a eles o que pensam sobre você atuar nesse problema. Façam com que se sintam como peças chaves para que você encontre a solução. Além disso, pense também em como gerar valor para seus colegas.
Avalie quais atividades suas têm mais impacto no trabalho dos outros e converse com eles, para entender como pode melhorar. Ter esse tipo de atitude vai te deixar a par de tudo que acontece na sua área e na empresa.
Efetivação e as funções do estágio
Você já parou para pensar que fazer apenas funções operacionais não vai garantir a chance de efetivação?
Muitos estagiários acreditam que fazer bem feito somente o que foi pedido pode ajudá-los a crescer na empresa. Se esse é o seu caso, pare imediatamente.
Não se torne um estagiário que só faz o que está no seu escopo. Vá além disso, converse com seu Gestor demonstrando que está preparado para assumir tarefas mais estratégicas.
À medida que fizer isso, sua equipe vai se sentir mais confiante no seu trabalho. Desse modo, tenha em mente que, quanto mais confiança as pessoas depositarem em você, mais indispensável você se torna.
Assim, o ideal é mesclar tarefas operacionais com tarefas estratégicas. Atrelado a isso, entenda quais tarefas operacionais geram mais impacto na área.
Dessa forma, nada de entregar tarefas atrasadas e deixar os outros na mão. Se não souber como executar uma demanda, olha para isso como uma oportunidade de se conectar ao processo que conhece a fundo essa atividade.
Por fim, confira também o último passo desse artigo. Nele, você vai aprender sobre como aplicar um conceito importante para a sua efetivação: a visibilidade expandida.
Efetivação e visibilidade expandida
A efetivação está muito ligada a maneira como os outros te vêm na empresa. Nesse sentido, para melhorar essa visão, é preciso mostrar que está tão desenvolvido na carreira que merece crescer.
Assim, uma boa forma de demonstrar isso é através da visibilidade expandida. Por sua vez, esse conceito está ligado ao modo como os outros falam de você quando não está presente.
Desse modo, é preciso causar uma boa impressão. Para isso, que tal ajudar outros estagiários, mentorando eles em questões relacionadas ao trabalho?
Outra forma de fazer isso é estabelecer o networking com profissionais importantes para a área.
Assim, alcançar a sua efetivação requer que você pense quais atitudes suas podem te fazer ser lembrado. Para isso, no vídeo abaixo te ensino como dar visibilidade ao seu trabalho:
Nesse sentido, baixe a planilha de Projeção de Carreira. Nela, você encontra tudo que precisa fazer para se tornar um profissional de destaque.
Clique aqui e tenha acesso a Planilha de Projeção de Carreira.
Até a próxima!
Abraços
Mateus Boaventura