Quer se tornar um estagiário de destaque na empresa, mas não sabe como fazer isso? Está sempre se mostrando proativo, mas não sabe se isso é suficiente para ser efetivado? Nesse artigo vou te mostrar as maneiras certas para se tornar um estagiário indispensável no seu trabalho. Nele, você vai aprender a direcionar seu esforço rumo a efetivação. Se quer saber mais, é só conferir!
O que está por trás de um cargo de estagiário?
Muitos universitários começam sua carreira como estagiários sem entender o que a empresa espera desse cargo. Como consequência, se sentem perdidos sobre o que devem fazer para serem vistos como profissionais de alto potencial.
Por isso, antes de entender o que você precisa fazer para se destacar, é importante entender qual o objetivo de um programa de estágio. Dessa forma, um estagiário é alguém que surge para renovar a base de talentos da empresa.
Esse profissional está em formação e, portanto, começa aprendendo funções básicas do dia a dia de trabalho. No entanto, você está enganado se acredita que mesmo tendo funções operacionais, não há como crescer.
Para te mostrar que é possível, veja o meu exemplo. Comecei como estagiário em uma multinacional e hoje sou Gerente de Marketing para América Latina. Tudo isso pois entendi o caminho certo para ser efetivado e, depois, acelerar minha carreira.
Nesse sentido, se você quer ser reconhecido como um talento na empresa em que trabalha, é hora de conferir a próxima seção. Nela, você vai entender mais sobre como se mostrar interessado.
Estagiário: como se mostrar interessado?
Chegar em uma empresa como estagiário e receber muitas funções operacionais pode ser um pouco desmotivador de início. No entanto, é preciso analisar o que seus líderes esperam ao te passarem essas funções.
Ao delegarem essas tarefas, o que os outros profissionais esperam é que você consiga aprender com facilidade o que está sendo ensinado.
Em seguida, à medida que se sentir mais seguro quanto à execução de suas funções como estagiário, é interessante propor maneiras de otimizá-las.
Isso pois, demonstrar que você tem pensado em como melhorar suas atividades vai fazer com que os outros te vejam como alguém interessado.
Dessa forma, o primeiro passo para começar a mandar bem no seu estágio é ter controle de suas atividades. Fazendo isso, sua equipe vai começar a se sentir segura em delegar mais responsabilidades para você.
Por isso, não tenha receio em conversar com seus supervisores sobre suas ideias para melhorar a área. O que a empresa espera de um estagiário recém chegado é a vontade de transformar o ambiente.
Nesse sentido, ser visto como um estagiário interessado é mostrar aos outros que eles podem confiar em você, algo que falamos mais na próxima seção.
Estagiário: como fazer sua equipe confiar em você?
Criar confiança nos primeiros meses como estagiário é algo que requer proatividade.
Por isso, se você tem poucas funções, vá atrás de outras tarefas. Não fique esperando os outros te pedirem ajuda, ofereça mesmo que você não saiba como fazer.
Tenha em mente que, quanto mais aprendizados, mais a sua equipe vai sentir que pode confiar em você. Isso pois, um bom estagiário é aquele que demonstra conhecimento sobre sua área.
Além disso, sempre que for para uma reunião com a equipe, faça contribuições em relação ao trabalho. Para isso, pense em quais insights extrair das suas tarefas e como isso pode ajudar.
Não para por aí, a melhor maneira de criar confiança na sua equipe de forma rápida é desenvolver as Soft Skills. Isso pois, elas são a base para um bom relacionamento com todos.
Para te ajudar nesse assunto, elaborei o artigo “Soft Skills: O que são e quais você precisa para crescer na carreira”. Nele, te mostro quais habilidades precisam ser desenvolvidas por você para mandar bem no estágio.
Dessa forma, aplicar essas habilidades no mundo corporativo é fundamental para ser visto como um membro da equipe. Sem elas, dificilmente você conseguirá se desenvolver da forma esperada.
Por isso, se quer aprender mais sobre como as soft skills podem te ajudar como estagiário e ser promovido, confira o vídeo abaixo. Nele, te mostro como posso auxiliar você nesse momento da sua carreira:
Estagiário: como não ficar sobrecarregado?
Até aqui você aprendeu a como se mostrar interessado e gerar confiança na sua equipe. Dando continuidade, nesse passo vou te mostrar um erro cometido pelos estagiários que não sabem priorizar.
Dessa forma, muitos estagiários demonstram tanta vontade de ajudar que acabam sendo sobrecarregados pelo operacional. O pior é que não percebem que isso pode prejudicar a carreira.
Nesse sentido, ao aceitarem as tarefas sem questionar a importância de cada uma delas, o estagiário perde a oportunidade de gerar valor para a empresa. Isso pois, não avaliam quais atividades geram mais resultados.
Por esse motivo, sempre que for solicitado que você faça algo, entenda o porquê de fazer o que foi proposto.
Isso demonstra que você sabe priorizar suas tarefas para gerenciar bem a sua rotina. Desse modo, comece a avaliar quais das tarefas que você tem feito são funções de um Analista.
Observar esse ponto é importante porque, quando surgir uma vaga de Analista, você precisa estar preparado para assumir esse cargo. Isso só será possível se desde de sua função como estagiário você já começar a fazer tarefas de um Analista.
Além disso, é hora de conhecer mais um passo para se tornar um estagiário melhor no seu trabalho. Vamos falar de projetos.
Estagiário: como ser chamado para os projetos?
Ser chamado para fazer parte de um projeto é um sinal que está indo bem no trabalho. Isso mostra que a equipe reconhece todo o seu desempenho como estagiário.
No entanto, se você ainda não foi chamado para ajudar em alguns projetos, como fazer para que isso seja possível? O primeiro passo é buscar soluções para atividades do seu dia a dia.
Isso porque, ao encontrar maneiras de melhorar os processos da área, você estará ajudando todos os membros da equipe. Fazer com que eles se sintam beneficiados pelo seu trabalho é fundamental para que se lembrem de você quando um novo projeto surgir.
Além disso, ofereça ajuda aos Analistas buscando entender o que eles fazem. Observe quais as tarefas mais importantes desse cargo e aprenda como fazer cada uma delas.
Afinal, ser chamado para um projeto requer fazer com que os outros se lembrem de você. Isso só é possível através do seu engajamento com a área, a equipe e suas atividades.
Dessa forma, um ponto muito importante é alinhar expectativas, algo que será discutido na próxima seção.
Como alinhar expectativas?
Entender o que é esperado de você é algo que não pode ser deixado de lado. Por isso, se você quer ter novas oportunidades no ambiente de trabalho, precisa alinhar as expectativas.
Nesse sentido, estar de acordo com o que seu chefe espera é importante para que ela consiga enxergar valor no que você vem fazendo. Sem isso, as suas chances de ser promovido serão pequenas.
Dessa forma, é importante que você estabeleça junto de seu Gestor quais as métricas que serão utilizadas para avaliar seu trabalho. Isso vai dar clareza a ele e orientação a você, para que saiba exatamente como alcançar resultados.
No entanto, tome cuidado com promessas vazias. É muito comum um estagiário prometer alcançar muitas metas em um curto espaço de tempo. Fazer isso vai prejudicar o seu desempenho.
Portanto, antes de conversar com seu líder, pense em quais entregas você consegue cumprir no tempo estipulado. Tenha periodicidade quanto ao alinhamento de expectativas, para que seu Gestor acompanhe o andamento de suas metas.
Tudo isso vai te ajudar a ser um estagiário que tem bom relacionamento com todos. Nessa linha, é hora de te mostrar como utilizar de forma estratégica tudo que foi apresentado até agora nesse artigo.
É hora de conhecer o Plano de Desenvolvimento Individual.
Plano de Desenvolvimento Individual no estágio
Você acredita que ter plano de ação estruturado com tudo que precisa ser feito para atingir seus objetivos como estagiário seria bom?
Saiba que é possível fazer isso por meio do PDI- Plano de Desenvolvimento Individual. Através desse plano, você será capaz de identificar o que precisa ser melhorado em você para chegar onde quer.
Além disso, vai conseguir ter clareza de quais serão as suas prioridades para os próximos meses. Isso pois, o PDI é baseado em um modelo focado em prática, aprendizado e conhecimento.
Nesse sentido, é importante entender como elaborar esse plano para que você consiga ser reconhecido como um ótimo estagiário. Por isso, no artigo “PDI: Entenda o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e como montar o seu” te ensino mais sobre como montar esse plano.
Outro ponto importante é que, de nada adianta montar esse plano se não for para se comprometer a colocá-lo em prática. O PDI, como o próprio nome já diz, vai te ajudar a se desenvolver no ambiente de trabalho.
Dessa forma, que tal conferir também um vídeo em que falo mais sobre o Plano de Desenvolvimento Individual? Nele, te mostro como montar um excelente PDI.
Não para por aí, abaixo você encontra um Quiz de Carreiras. Nele, te mostro se você está no ritmo para ser promovido, te dando uma orientação personalizada sobre sua carreira.
Clique aqui para se inscrever e receber acesso ao Quiz.
Link para o Quiz de Carreiras: https://bit.ly/quiz-de-carreiras
Até a próxima!
Mateus Boaventura