Uma trajetória profissional pode ser comparada a uma escada. Começamos no primeiro degrau e, à medida que evoluímos, subimos de degrau em degrau até chegar ao topo. A cada nível que subimos, maiores são os desafios e as responsabilidades. Um plano de carreira serve exatamente para determinar como será essa escada.
Ou seja, ter um planejamento de carreira contribui para a tomada de decisões ao longo da vida profissional, seja para quem está apenas começando ou para quem está planejando a aposentadoria. Então, seja qual for o seu caso, este artigo é para você. Nele você vai entender melhor o que é um plano de carreira e como elaborar o seu para se desenvolver profissionalmente. Boa leitura!
O que é um plano de carreira?
Um plano de carreira pode ser definido como um projeto que traça o caminho para cada colaborador crescer dentro da empresa ou em sua vida profissional de maneira geral. Assim, o plano de carreira de uma organização deve conter as competências, habilidades necessárias e as expectativas para cada cargo em todas as posições hierárquicas.
Ter um plano de carreira bem estruturado é positivo tanto para a empresa quanto para os funcionários. Do ponto de vista da organização, o plano de carreira contribui para a atração e retenção dos talentos. Além disso, o plano contribui para aumentar a produtividade e a motivação dos colaboradores.
Já para o colaborador, o plano de carreira pode ser uma ferramenta importante para o seu crescimento profissional. Afinal, o planejamento de carreira deixa claro quais são os critérios e as etapas para conseguir uma promoção, por exemplo.
Plano de carreira: exemplos
Não existe um modelo único padrão de plano de carreira. Na verdade, existem diferentes tipos de plano de carreira que se adaptam a cada tipo de organização, cargos e aos objetivos do programa. A seguir, vou explicar melhor sobre os tipos de planos de carreira mais utilizados no meio corporativo:
1. Plano de carreira em Y
Depois de alcançar determinado nível em seu desenvolvimento profissional, o colaborador consegue ser promovido para um cargo de liderança. Essa é uma prática comum em empresas que não possuem um plano de carreira estruturado.
Apesar de não ser considerado errado, esse modelo é limitado, já que nem todo profissional deseja ocupar cargos gerenciais. O plano de carreira em Y serve exatamente para preencher essa lacuna.
O formato da letra Y explica bem como esse modelo funciona na prática: ao atingir determinado cargo, o profissional pode escolher qual caminho deseja seguir. Isto é, se deseja ocupar um cargo como especialista ou gestor.
Essa é uma maneira de reconhecer o crescimento profissional sem limitar as promoções somente a certos tipos de carreiras. Assim, é possível contemplar diferentes tipos de funcionários, bem como respeitar os objetivos profissionais de cada um deles.
2. Plano de carreira em W
Seguindo o mesmo raciocínio do modelo anterior, no plano de carreira em W o profissional pode escolher entre diferentes possibilidades. Nesse caso, existe uma terceira opção, que é a gestão de projetos.
O gerenciamento de projetos é uma carreira que mistura a gerência e a especialização. Isso porque o profissional não é considerado um líder tradicional, mas é responsável por gerenciar projetos específicos, acompanhando o desempenho e oferecendo feedbacks mais técnicos.
Passo a passo: como fazer um planejamento de carreira
As empresas podem ter um plano de carreira bem estabelecido para os seus colaboradores. Contudo, qualquer profissional pode (e deve) assumir o controle do seu crescimento e criar seu próprio planejamento de carreira.
Independentemente da área de atuação, se trabalha como funcionário, autônomo ou freelancer, por exemplo. Afinal de contas, o plano de carreira serve para dar mais clareza dos próximos passos para o seu futuro profissional, desde encontrar as áreas nas quais se identifica, até o desenvolvimento de metas a longo prazo.
Para que o seu planejamento de carreira seja mais eficiente, é fundamental que ele esteja vinculado ao Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Agora vamos para a parte prática? Selecionei um passo a passo útil para ajudá-lo a elaborar o seu plano de carreira:
1. Faça um mapeamento pessoal
Para criar seu planejamento de carreira, comece avaliando onde você está atualmente em sua carreira. Pergunte a si mesmo se está caminhando na direção certa para alcançar aquela posição que almeja. Esse é um passo extremamente importante, pois todo o seu esforço para criar um plano de carreira se torna inútil se você estiver no sentido oposto dos seus objetivos.
Também é importante avaliar se você tem todo o conhecimento e habilidades para dar o próximo passo na carreira. Todo profissional tem áreas que podem ser desenvolvidas e são justamente esses fatores que o impedem de acelerar a carreira. Portanto, faça uma lista das hard skills e soft skills que você pretende melhorar.
Pense também em seus pontos fortes atuais, ou seja, quais são as tarefas que você gosta e tem facilidade em executar, além das suas principais habilidades.
2. Defina seus objetivos
Como você se vê profissionalmente daqui cinco ou dez anos? A resposta para essa pergunta é o objetivo que vai guiar seu plano de carreira. Determinar seus objetivos é essencial para dar direção e propósito ao seu planejamento de carreira.
Voltando à analogia da escada, o seu objetivo principal representa o topo da escada. Além dele, você precisa ter objetivos secundários, que são os degraus que você precisa ultrapassar para chegar lá.
Uma dica importante é definir objetivos mais específicos:
- Qual posição hierárquica você quer alcançar?
- Em qual setor você quer atuar?
- Se você já tem um emprego, pretende se desenvolver nessa mesma empresa? Se não, qual tipo de negócio você se identifica?
Ter esses objetivos específicos tornam o plano de carreira personalizado de acordo com o que você pretende alcançar.
Um outro conselho para você entender quais próximos passos quer dar, é analisar quais aspectos você gosta na sua função atual e quais você não gosta. Isso pode te ajudar a entender quais áreas podem ter mais adequação com o que você busca.
3. Estabeleça metas SMART
Quando o assunto é plano de carreira, estamos falando de um processo que pode levar anos. Por isso, você precisa dividir seus objetivos mais amplos em pequenas metas para acompanhar a sua evolução.
A melhor forma de fazer isso é a partir de metas SMART, uma estrutura baseada nos seguintes princípios:
- Específico: conforme citei no tópico anterior, procure tornar seus objetivos e metas o mais específicos possível, ou seja, tenha clareza de onde quer chegar e como vai fazer para conseguir.
- Mensurável: é a forma como você vai medir seu progresso. Defina quais serão os medidores de desempenho ao longo do caminho para avaliar se está na direção correta.
- Atingível: é importante definir metas realistas. Para isso, você pode se inspirar no processo de algum profissional que ocupa o cargo que você almeja ou algo correspondente. Se necessário, divida sua meta em etapas individuais para torná-la mais alcançável.
- Relevante: todas as metas relacionadas ao seu planejamento de carreira devem ser realmente importantes. Cada meta precisa estar alinhada com seus valores e objetivos profissionais de longo prazo. Caso contrário, vale a pena repensar.
- Temporal: as suas metas profissionais precisam de um prazo determinado para serem concluídas. Estipular um cronograma o incentiva a concluir as etapas e, consequentemente, ajudam a guiá-lo para o próximo degrau.
4. Finalização
Por fim, é hora de partir para a ação e colocar as metas em prática para alcançar seus objetivos. Durante o caminho, revise seu plano de carreira conforme necessário. Avalie se está na direção correta e faça adaptações de acordo com as novas oportunidades, prioridades pessoais e tendências de mercado.
Agora que você já entendeu o que é um plano de carreira e como fazer o seu planejamento, responda ao Quiz de carreiras para entender se você está próximo de conseguir sua próxima promoção.
Até a próxima!
Mateus Boaventura