Como fazer slides? Essa é uma dificuldade que muitos profissionais enfrentam na hora de construir materiais de apresentação para outros colegas do time e, principalmente, para a liderança da sua empresa.
Nesse artigo eu vou compartilhar com você 7 dicas sobre como fazer slides impactantes dentro da sua empresa.
Por que saber como fazer slides é essencial?
Se você está dentro do mercado de trabalho, é muito provável que esteja interessado em receber promoções e crescer na carreira.
Para isso, o primeiro passo que você precisa dar é gerar muito valor dentro da sua função. Esse é o ponto de partida e, sem isso, qualquer tentativa de conseguir uma promoção vai por água abaixo.
Então, se você entende que está gerando valor e já recebeu um feedback do seu líder nesse sentido, está no caminho certo.
No entanto, pode ser que você esteja cometendo um erro que eu já ví, ao longo de toda minha carreira, inúmeros profissionais cometendo: achar que só entregar resultado é suficiente.
Pode não fazer muito sentido para você, mas vou te explicar porque apenas gerar valor não é suficiente.
Isso é um erro porque, dentro da sua empresa, quem é responsável por apresentar seu nome para um possível promoção é seu chefe. Se ele não tem visibilidade do que você está fazendo, como você pode esperar que ele consiga argumentar à seu favor?
Ele não vai.
A não ser que você dê visibilidade, da maneira certa, do que você está fazendo.
Ou seja, saber a maneira certa de como fazer slides e apresentações é essencial para você e para sua carreira.
Por que dar visibilidade para seu chefe e como fazer slides impacta nisso?
Como vimos anteriormente, seu líder é o responsável por levar seu nome para as discussões sobre promoção.
Se ele não tem clareza de quais atividades você está desempenhando, como você pode esperar que ele consiga argumentar sobre uma possível promoção? Sem isso, é certo que seu chefe não estará confortável para levar seu nome para o fórum de promoções.
E tem uma coisa pior do que não dar visibilidade para seu líder: é dar visibilidade para ele da maneira errada.
Toda vez que você faz uma apresentação, é como se você fosse vender aquilo que está executando.
Construir uma apresentação bem estruturada, com slides bem feitos e, principalmente, com um storytelling que enalteça aquilo que você está construindo é essencial para conseguir “vender” aquilo que você está desenvolvendo.
E, nesse sentido, saber como fazer slides é um fator importante.
Como fazer slides: as 7 dicas que você precisa aplicar a partir de hoje.
Então vamos às melhores práticas de como fazer slides que você precisa aplicar nas suas apresentações dentro e fora da sua empresa.
#1 Seja objetivo: menos é mais
Uma das melhores práticas sobre como fazer slides é você ser conciso nas informações que você dispõe na sua apresentação.
Slides com muita informação, texto ou gráficos excessivos, mais confundem do que ajudam.
Nesse sentido, ao finalizar a construção de cada slide você deve se perguntar: “Isso é suficiente para transmitir a mensagem desse slide? Tem algo aqui que é desnecessário?”.
Se a resposta for afirmativa, apague essa informação.
#2 Cada slide precisa trazer uma única mensagem
Na mesma linha do tópico anterior, você precisa garantir que cada slide da sua apresentação tenha apenas uma única mensagem.
Uma das piores coisas que pode acontecer é você querer transmitir várias mensagens em um mesmo slide. Além de perder a objetividade da sua apresentação, também vai confundir os participantes.
Portanto, se você quer fazer slides cada vez melhores, traga apenas uma mensagem por slide apresentado.
#3 Slides sem uma mensagem precisam ser descartados
Da mesma maneira que você pode cair no erro de trazer mais de uma mensagem no slide, você também pode incorrer no outro erro de fazer slides que não comunicam absolutamente nada.
Isso acontece porque muitas vezes o profissional acredita que “tamanho é documento”. Então quer fazer um deck de slides enorme, e acaba por fazer alguns slides que não server de nada.
Uma boa prática para você aplicar, caso queira se precaver e garantir que está trazendo o máximo de informações possível, é usar slides backup.
Slide backup é você criar alguns slides que vão ficar ocultos durante a apresentação, e caso alguém te questione sobre algum ponto em específico, você tem esses slides escondidos para apresentar.
#4 Use dados e gráficos para embasar suas argumentações
Cada vez mais as empresas estão se direcionando por dados. É uma tendência que se chama de ser Data Driven.
Por isso, sempre que você for fazer apresentações no seu trabalho, lembre-se que trazer gráficos e dados para corroborar com suas argumentações.
Esse é um dos pontos mais importantes quando falamos sobre como fazer slides.
#5 Siga o padrão da empresa que trabalha
Toda empresa tem um padrão de cores e estrutura a ser seguida.
Portanto, quando você estiver montando os slides para sua apresentação, lembre-se de seguir a estrutura de layout que a sua empresa propõe, bem como a paleta de cores e modelos.
Nada pior do que fazer uma apresentação para a liderança da sua empresa usando, sem saber, as cores de um concorrente.
#6 Os slides precisam ser conectados e contar uma história
Quando você estiver pensando sobre como fazer slides, pense sempre que eles precisam estar conectados e, juntos, contar uma história.
Dessa forma, você não pode fazer um slide sem pensar em como ele está conectado com o anterior e como o próximo se conectará com esse.
Portanto, antes mesmo de você começar a colocar um monte de informações nos slides, trazer tabelas e dados para justificar as decisões, é imprescindível que você veja como está o todo, para depois ir em cada um dos slides e aprofundando neles.
#7 Compartilhe o material para pegar feedback antes de apresentar
Por fim, a última dica (e, talvez, a mais importante) para você fazer excelentes slides é garantir que você vai compartilhar antes esse material para pegar feedback.
Você pode fazer isso com seu líder ou com alguém que tenha autoridade dentro da área. Isso vai garantir que você minimize os riscos de pisar na bola durante sua apresentação.
Além disso, vai te ajudar também a chegar com uma proposta bem refinada e validada com as pessoas mais críticas.
Falando em feedback, recomendo que assista esse vídeo onde explico mais sobre como dar e receber feedbacks:
Saber apresentar é uma das 11 soft skills que você precisa desenvolver e aplicar para acelerar sua carreira. O último artigo que escrevi foi exatamente sobre isso, clique aqui para aprender sobre Soft Skills.
Além disso, se você está interessado em acelerar sua carreira, existem 6 chaves que você precisa para crescer dentro da sua empresa.
Caso queira acessar essa aula 100% gratuita, clique aqui e se inscreva.
O que achou das dicas? Deixa aqui embaixo sua opinião!
Abraços.
Mateus Boaventura